Encerrar semeando


No início era ... Olivença. Depois, em 10 de abril de 1999, passou a ser a primeira pista de atletismo com piso sintético do Alentejo. Ontem regressámos a Castelo de Vide para correr os 10.000 m e ... lançar o Peso.
O evento foi o Torneio de Encerramento da AADP e não posso senão elogiar a iniciativa. Por norma os torneios de encerramento significam um aborrecido final de época que evidenciam que os atletas estão já em férias e ... nem aparecem. Pensa-se "para o ano isto será melhor". Desde o ano passado a Sara e a sua pequena equipa da Direção da AADP transforma este final de época não num funeral mas sim num lançamento de "semente à terra" para que frutifique na próxima temporada. Mas, de que consta?
A grande virtude em meu entender é não se envergonhar de apresentar o que se tem. Sabemos bem que o nível do desporto regional e concomitantemente o do nosso atletismo de pista é sofrível para não dizer medíocre. Meia dúzia de jovens com algum talento que meia dúzia de técnicos abnegados procuram fazer luzir. Juniores e seniores praticamente não há e o movimento da corrida foge da pista a sete pés. Pois bem, com este Torneio organizado de forma apaixonada procura-se fazer luzir também todo o Atletismo distrital.
Começa com um desfile inicial de todos os participantes à "jogos olímpicos", desta feita enquadrados pela Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, a que se seguiu o Torneio propriamente dito com provas de corrida de velocidade e de resistência, saltos e lançamentos para todos os escalões etários com cerimónias protocolares logo a seguir a cada evento. O que mais me agrada é o ambiente muito informal do torneio que decorre com uma música de fundo motivadora, locução contínua sempre positiva e a enaltecer o trabalho dos clubes e dos atletas e trânsito facilitado de todos pela área de competição o que contribui, a meu ver, para potenciar a saudável convivialidade entre todos os envolvidos. Presença da equipa paralímpica do Sporting que interagiu muito bem com todos sobretudo na participada prova de lançamento do Peso que eles dominaram. O ponto alto do torneio é a prova de 10.000 m, com que termina, corrida este ano já de noite por mais de 30 concorrentes. Este ano o torneio conseguiu ser verdadeiramente aberto e muitos pais e mães de atletas participaram nalgumas especialidades mais acessíveis - velocidade e peso - o que muito contribuiu para acentuar o ambiente descontraído em que decorreu.
Tudo terminou com uma jantar oferecido a todos os concorrentes. Se isto não é o máximo que se pode fazer para promover a prática de um desporto haja alguém que me explique o que faria de diferente.
Pessoalmente foi um prazer participar de novo nos 10.000 m. Corri no ano passado em 43.15, este ano não consegui fazer melhor que 45.09, mas que mais quero eu, aos 55 continuar a rodar a 4.30 o Km, integrando e liderando a maravilhosa equipa do ACP é mais que bom para o renascido das cinzas. Assim consiga continuar. Assim consiga a AADP continuar também a renascer das cinzas. Não é tarefa fácil mas com a colaboração de todos os que efetivamente colaboramos podemos continuar a afirmar eventos inspiradores e a catapultar-nos para diante.

Álbuns fotográficos de Luís/Paula Maurício 
Luís Barreto e
Ivo Batista em breve.
Resultados completos em breve,


Cerimónia de abertura

25 voltas à pista ao anoitecer

Comentários

Mensagens populares