Terra e Pista no Dia de Reis

O Simão, um aluno meu de 1.º ano, tem a irmã Edna, uma adolescente de 14 anos, no Atletismo e na segunda-feira perguntei-lhe: - Então a tua irmã gostou das provas!? Respondeu-me: - A da terra não!
A da terra foi o Corta-Mato do ACP / Campeonato Distrital que se realizou no sábado à tarde, uma fria e ventosa tarde de inverno, nuns terrenos mesmo à saída Sul de Portalegre; a outra, foi a de Pista, disputada numa ainda mais fria tarde de domingo, na Pista de Atletismo de Portalegre. A da terra não terá gostado porque ficou mais para trás, a da pista terá gostado mais porque foi rápida e mais bem sucedida em termos de classificação. É bom tentar perceber o que motiva os jovens!
Também corri nas duas! No sábado 7,5 Km, 3 voltas a um circuito longo, que percorri em 33 m 43 s. Frio, vento, visibilidade dificultada em frente ao sol porque a prova foi disputada ao final da tarde, mas de menos a mais, a passar camaradas e a sentir-me corredor. Valeu o sol, que na véspera, quando marcáramos o circuito - organizado pelo ACP -, a volta de 6 Km fora mais molhada!
No Domingo comecei a manhã com os últimos 5 Km do UTSM. Há que tratar atempadamente dos muitos pormenores relacionados com o circuito e teve que ser. Não apetecia, o corpo pedia cama, mas teve que ser. À tarde outro compromisso: 3.000 m na Pista que faziam falta os pontos para o ACP ganhar por equipas um Torneio dos Reis que reuniu 10 e 88 atletas. Motivações de adolescente também aqui, que isto de fomentar o interesse dos outros pela prática do Desporto exige uma disponibilidade permanente. Corri-os em 12 m 05 s o que me fez ir procurar os protocolos do Teste de Cooper. Parece que para 55 anos 2500 m é o melhor nível e eu ainda faço 3000 m em 12 minutos. Não posso dizer que não gostei da Pista, não posso dizer que não gostei da terra (corta-mato). Afinal do que eu gosto é de correr!
Uma referência à minha Maria que me acompanhou em todos estes registos convalescente de gripe. Mesmo assim ainda foi 2.ª absoluta do distrito de Portalegre no corta-mato. Sem dúvida, do que nós gostamos é de correr!



Três voltas de 2,5 Km no meu quintal! (foto de Luís Barreto)
Sempre focado! (foto de Luís Barreto)

Boquinha aberta a imagem de marca! (foto de Luís Barreto)
A Vitorina foi 2.ª no Distrital. Nada mau para uma atleta F50! (foto de Luís Barreto)

Veteranos do ACP campeões distritais! (foto de Luís Barreto)

Comentários

Mensagens populares