250 na engalanada Gala

Na Gala da AADP vi o Atletismo na região de novo a olhar para cima! Fiquei feliz!
O FDS prolongado 8/9/10 foi um fartar de Atletismo. Começou na sexta com uma quedada em Valencia de Alcántara para uma anual viagem - a terceira e estive em todas - por trilhos à ermida de Valbón, mais uma das iniciativas com que o o grupo de Arqueologia e Defesa do Património da localidade raiana - que dista uma vintena de Km de Portalegre - procura recolher fundos e sensibilidades para a recuperação deste edifício, de origem gótica, situado na colina de Valbón e que se encontra em ruínas mas ainda tem frescos do sec XVI a necessitar de cuidado urgente. Foram quase 10 milhas de boa disposição, travagens bruscas e arranques em primeira que terminaram à volta da mediana, da charcutaria e dos amigos extremenhos.
No sábado o serão prometia. A Sara Madeira comprometera-se há uma ano, quando foi reeleita Presidente da Direcção da AADP um Novo Atletismo para o distrito de Portalegre e no ACP cedo nos apercebemos que ia passar das palavras aos actos. A época recuperou muito do fulgor de há uma década atrás com os eventos a sucederem-se com sucesso e com o arrojo de lançar novas e bem sucedidas propostas. O Torneio de Encerramento de Pista já demonstrara o quanto estão vocacionados para a Organização de eventos com pormenores e a Gala da AADP realizada em Arronches prometia. Nada menos de 250 pessoas responderam ao apelo - pagando a Entrada que nos dias que correm e muito bem já não há jantares grátis pagos pelo erário público - e não deram por mal empregue o tempo investido. Para mim e para a minha Maria foi uma noite de emoções. Desde logo lembraram-se de nós para realizar os discursos de homenagem a duas pessoas de referência, ela ao Feliz Valério, figura ímpar da modalidade que tem dedicado toda a sua vida ao fomento do desporto no concelho de Avis; eu ao António Costa, meu ex-atleta, que enveredou pela carreira técnica e é hoje um dos juízes mais categorizados a nível mundial. Mas houve mais. A Vitorina subiu ao Palco para receber os Troféus do Circuito Distrital de Trail Curto (2ª feminina e 1ª F50), particularmente significativos por terem sido conseguidos numa época em que levou mais de metade do ano de braço ao peito. Esta mulher é incrível. Eu subi ao Palco para receber os troféus de 2º M50 no Circuito de Corridas e de 3º M55 no de Trail Curto. Quem me diria que o renascido das cinzas ainda vinha a receber das mãos do Presidente da Federação distinções pela sua regularidade enquanto praticante desportivo? Subi ainda mais uma quantidade de vezes ao Palco das homenagens porque o meu fantástico ACP veio de lá com um ramalhete de vitórias e segundos lugares colectivos (Trail Longo, Trail Curto, Corridas e Pista). Especialmente gosto tive em preparar uma pequena surpresa à Direcção da AADP entregando à Sara uma flor como reconhecimento da família do Atletismo pelo seu labor. Mais que justa!
E porque dormir é uma coisa que teremos bastante tempo para fazer quando falecermos escassas horas depois, no domingo de manhã, já dávamos em passo de competição, 4 voltas ao Parque da Piedade, no Corta-Mato do CEN. A Vitorina foi 3ª feminina e 1ª F35(50) e eu fui 5º M55 preparando-me para ser vítima do desenvolvimento que tanto desejo e enalteço. Há cada vez mais veteranos a andar bem e, por este andar, para o ano irei à Gala apenas para comer e beber.
Fotos da Gala (Paula Maurício).
Fotos do Corta-Mato do CEN (Fotos de João Fernandes e esposa).
Não há caminhos difíceis, há desafios para ultrapassar!

A espalhar as nossas ancestrais gargalhadas por caminhos com História.

Dizem que ando Feliz ... e ando!

Não é só ser homenageado. Há também que homenagear! Flores para a Sara/AADP.

Não fazemos bluff. No ACP as cartas são só Ases! ;)

Os melhores M55 do Trail Curto

Entre os 50 e os 55 estamos assim! Jorge Vieira testemunha!

Cheguei a Domingo com má cara mas não deixei nada por fazer!


Comentários

Mensagens populares