Lobos mancos a galope

Em Alter do Chão galopámos. Um eufemismo. Na verdade andamos mancando. Mazela aqui, mazela ali, mas ontem senti-me galopar, vá lá trotar, digamos. Agosto foi duro. Não me refiro ao calor que ele continua bem forte por este outubro adentro. A perna esquerda anda queixosa, nomeadamente o tendão de Aquiles e o Enfº Rosa Santos andou todo o santo agosto à volta dele e deixou-o a funcionar. O resto, é comigo! Tenho tentado não fazer grandes disparates, retorno ponderado, dia sim, corrida, dia não, caminhada ou repouso, um pouco mais de alongamentos, um pouco mais de "core", e espreitar o calendário e gastar uns euritos em inscrições atempadas que depois se confirmam ou não.
Mas a Alter do Chão fomos, ao I Trail do Cavalo, uma nova organização de uma nova equipa, o Alter Runners. O evento foi a meu jeito. Campo e retas para correr. Mesmo assim difícil. Sim, correr cansa mais que progredir e ontem o primeiro Km foi logo a 4.30. Tinha previsto 2 h e meia para a coisa mas na verdade despachei-a em pouco mais de 2 h. Parti sem aquecer para poupar e só ao fim de 10 minutos me cheguei ao que viria a ser o meu grupo durante toda a prova: a Vitorina, a Ana e o Luís Maurício, mais um ou outro amigo durante mais ou menos tempo. Em grupo lá nos fomos animando. Uns puxavam a subir, outros a descer, outros nas retas, lá passámos a Coudelaria, lá subimos a Alter Pedroso, lá nos chegámos à Meta ao fim de quase 22 Km. Foi um prazer voltar a correr quase sem dor, em grupo, a "competir" de forma humana, com a Vitorina a desviar ramos para facilitar a progressão a quem viesse atrás, alguém a recolocar uma ou outra marcação que caíra ao chão, enfim, o espírito do trail e o espírito da alcateia.
A prova foi muito bem desenhada e organizada, 2 postos de apoio alimentar mais que suficientes, um providencial ponto de água - fresca - a meio, boas marcações, bom almoço, muito bom ambiente de Arena com música ambiente dançável, boa locução, massagens e Velhaca, que bem dispõe logo qualquer mal disposto que se aproxime. Gostei.
Bela corrida em grupo ontem em Alter
Na véspera fôramos a Grândola realizar uma palestra sobre o Treino para trail na Feira do Ar Puro, a convite do Pedro Rocha do Programa Nacional de Marcha e Corrida. Lá conhecemos mais gente boa que promove a sua terra e a nossa corrida na pessoa da Margarida Silvestre e lá vendemos o nosso peixe, a tentar que a abordagem técnica a um desporto tão exigente como trail seja um pouco mais consciente por parte dos praticantes ... e a defender a nossa tese de que a Ultra Maratona Atlântica de que tanto gostamos passe a ter Abastecimentos como deve de ser e se deixe da "treta" da auto-suficiência.
Um belo FDS. O sol brilhou na vila Morena, o sol brilhou em Alter e, sobretudo, o sol brilhou dentro de nós.

(Fotos de Joaquim Barbas, Pedro Tavares, Paula Maurício e Ivo José Batista a quem agradeço ... a amizade!)

Chegada à Meta eufórica com as lobas a sprintarem o seu mais belo sorriso para ver quem ganhava! ;)

Cavalos mais ou menos mancos a galoparem na Coudelaria.
Puros sangue! ;)

Jornadas Técnicas da Corrida em Grândola



Comentários

Mensagens populares