Um empurrãozinho no trilho da tapada

Ao menino e ao borracho mete Deus a mão por baixo. Deus ... e o diabrete do Luís Semedo!
Das várias centenas que já vi a fotografia de que mais gostei do "Trail da Tapada" é uma do Luís Semedo - um dos melhores atletas nacionais de trail running natural de Portalegre e que representa o nosso ACP - a amparar/empurrar com meiguice um dos alunos que participou no evento e que acompanhou como atleta vassoura.
A minha participação no evento aconteceu na retaguarda. Com o colega Luís Maurício desenhámos as características do mesmo e, a solicitação hierárquica do Organizador, a Direcção do Agrupamento de Escolas José Régio, implementámo-lo. Coisa simples. Caminhada dirigida à comunidade escolar, aula de zumba orientada pela Margarida Reis, o UTSM Kids Trail Running espalhado pela clareira do bosque e a Corrida no Trilho da Tapada, que seria o momento principal.
A tarde muito quente, a floresta muito seca, o trilho muito técnico, o horário (14 h às 16 h) a não permitir uma participação mais alargada mas, mesmo assim, o balanço foi na minha perspectiva pessoal muito positivo. Gente animada e sorridente, evento dinâmico sem momentos mortos, hora e meia de atividade constante e aspecto profissional, para o que muito contribuiu as parcerias estabelecidas com o ACP - Atletismo Clube de Portalegre, com a AADP - Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e com a delegação local da Cruz Vermelha, que felizmente nem fez falta, nós que temíamos pelo menos uns joelhitos esfolados.
O objectivo da escola era a adesão à campanha #beactive - Semana Europeia do Desporto e terá sido plenamente alcançado.
O nosso o mesmo de sempre. Aliar a prática desportiva ao ar livre de modo informal com o toque do respeito por essa prática. Daí a seriedade com que se procura organizar tudo e que passa pelo estabelecimento de classificações e resultados divulgados quase em tempo real a outros pormenores como o levar para o local da concentração uma dezena de garrafões de água que, a não estarem lá, teriam tornado o mesmo num tormento. Uma camisolita para os melhores e voltamos ao início, a presença do Luís Semedo. Resultou de um empenhamento pessoal - teve que entrar mais cedo no emprego para ter uma hora livre após o almoço - e  fez de tudo. Ele demonstrou como correm os campeões com a intrepidez que se lhe reconhece, ele correu com os últimos concorrentes dos eventos apoiando-os, ele deu as Partidas, ele foi genuinamente incansável no exemplo de desportista praticante, simples apesar de ser um verdadeiro campeão. 
Conhecem a Tapada da Escola José Régio? Ela está fechada à chave mas deixou de estar esquecida. É hoje em dia mais um recurso educativo da escola e regularmente são lá desenvolvidas actividades devidamente divulgadas pelo José Janela no seu Blogue da Tapada. Visite-o regularmente e informe-se de quando a poderá visitar. Confirmará como tudo o que escrevemos faz sentido.
Fotos de João Fernandes.
Promover a prática desportiva com valores é uma tarefa sempre gratificante


Comentários

Mensagens populares