25 voltas à Sunset Party

10.000 m em Portalegre reuniram 40. Ninguém mandou ninguém correr! Quisemos ir!
Uma prova de 10.000 m é que era giro! Mal tinha acabado de o dizer à Sara e já estava meio arrependido. 10.000 m na Pista, em Portalegre, em pleno mês de Julho, com o calor tórrido que  tem feito este Verão, com tanto trail e provas de estrada um pouco por todo o lado? Provavelmente nem haverá inscritos ... porque falas o que pensas sem pensar primeiro, JC? ... repreendi-me logo.
Mas a Sara estava determinada em terminar a época de pista da AADP "em grande". Sabemos que na maior parte das vezes os concorrentes escasseiam e faltava um clique para que os muitos que recentemente se interessaram pelo running prestassem tributo aquilo que é a cultura atlética olímpica. Pois se se corre em todo o lado, porque não fazê-lo na Pista? Pessoalmente não consigo compreender os que afirmam gostar de correr nos piores pisos mas não aguentam uma distância acessível sempre em piso consistente e plano. Há qualquer coisa que me escapa ...
Bem mas o repto fora lançado e a nóvel Presidente da AADP - a Sara Costa, agora Madeira, que o Daniel que lhe cede o apelido comunga do mesmo ideal e apoia-a totalmente - bebeu na juventude na escola do não há impossíveis e meteu mãos à obra. Um Torneio de Encerramento exemplar. Excelente horário (das 18 h 30 m às 21 h 30 m), Sunset Party com DJ's, programa de provas diversificado mas sem exageros (velocidade, saltos em comprimento e em altura e Kids Athletics simplificado para os mais novos), ambiente cuidado, locução primorosa do Sérgio Miguéns, cerimónia de abertura e desfile de abertura, comes e bebes para o final, Padrinho de prova, o Paulo Guerra, massagens e até pediu para vir de Lisboa o photo-finish para fornecer credibilidade total aos resultados na velocidade. Um conjunto de empatias estabelecido e é assim que se faz quando se quer fazer.
Pela minha parte também me fui esforçando. Toca de motivar a malta, essencialmente os meus lobos e lobas, e toca de treinar, que estes 10 Km não iam ter nem uma única subida!
Bem, vamos directamente para o epílogo! 40 almas à Partida, 37 à chegada, que passa por ser a mais participada corrida de 10.000 m em Pista deste ano em Portugal! Quando se quer muito coisas podem acontecer. Mais importante. Quem participou adorou, a maior parte nunca tinha corrido em Pista, quanto mais 25 voltas seguidas ao anel de 400 m, o fim de tarde esteve excelente, a prova terminou já de noite e o que parecia um problema, levar voltas e voltas do Bruno Paixão mais deste e mais daquele acabou por ser um dos motivos de interesse e de motivação para todos. Imperou o nosso espírito desportivo e maioria correu pela pista 2 para que as ultrapassagens acontecessem naturalmente pela ... esquerda.
Para a dupla cá de casa a tarde foi também de superação. A Vitorina regressou à competição após a operação ao ombro com 46 m 05 s e o JC voou em 43 m 15 s. Tudo terminou às 3 h da madrugada que os Prémios internos do ACP eram valiosos: 1 mini para sub 60, 2 para sub 50, 3 para sub 45, 4 para sub 40. Ganhei 3 de direito mas quis mais, tão feliz me sentia!

Fotos de Paula Maurício.


A "desasada" já voa outra vez! Não se torce nem se quebra!

Foi bonito de ver e de estar lá dentro!

Comentários

Mensagens populares