Alegrete maravilha de Portugal


Alegrete é uma das 7 aldeias nomeadas para o concurso Maravilhas de Portugal que decorrerá durante o Verão. Na apresentação das nomeadas o ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos referiu que este evento está "a promover e a despertar o país para a nossa identidade". Sem dúvida é o que faz também este desporto fantástico que é o trail running. Ontem o Grupo Desportivo de Alegrete organizou a 3.ª edição do seu Trail Vila de Alegrete e na madrugada de dia 20 de maio lá passarão os 500 concorrentes aos 100 Km do UTSM. Alegrete tem estado no centro deste movimento desportivo - e cultural, e sócio-económico - desde o seu advento na região Alto Alentejo. Os 5 e a Corrida também.
Ontem o dia esteve fantástico, uma fabulosa manhã de Primavera, e cerca de 300 corredores lançaram-se aos trilhos técnicos e diversificados que a Organização preparou. É uma das características diferenciadoras do trail, a possibilidade de traçar percursos sempre diferentes ainda que centrados numa mesma localidade. O de ontem foi desafiante e bem o espelho do que permite a nossa serra de São Mamede. Em tão só 16 Km - os que corri no Trail Curto - passei por toda uma completa diversidade de trilhos. Quase nenhuns a meu jeito - teriam que ser todos planos e sem obstáculos - mas todos eles a jeito de promoverem a nossa capital do trail. Quem cá esteve gostou, quem vem correr ao Alto Alentejo e muito particularmente à serra de São Mamede gosta.
Dos 5 apenas 2 marcaram presença e uma convalescente de outras quedas. Coube-me a mim traçar o mapita único. Fi-lo com todo o agrado numa prova em que respirei o mesmo ar do João Farinha, da Ana e do José Manuel, lobos dos melhores entre os melhores. No final fizeram o favor de aguardar um pouco e terminamos quase de mão dada. Mesmo sem a minha Maria a coisa tende a repetir-se prova após prova.
Uma palavra final para o apadrinhamento que fizemos ao evento. Foi essencialmente uma honra para nós e esperamos ter estado à altura. Alegrete, sem dúvida uma das maravilhas de Portugal.


Chegada à Meta após 2 h de calor e trilhos (foto de Sónia Pinheiro)
Ainda a procissão ia no adro (foto de Vitorina Mourato)
Ainda no início a "bailar" com o Paulo. Depois ... marchou! (foto de Hugo Mendonça)
No Alto Alentejo conquistam-se castelos em passo de corrida (foto de Vitorina Mourato)
Lobos do ACP, uma das maravilhas de Portugal. :) (foto de Luis Barreto)

Comentários

Mensagens populares