5000 m e Rota do Contrabando


- Coitadinho !!! Está a arrastar uma pata! - diz ela.
- Também eu, aqui venho caim-caim há mais de meia hora e nem um mimo! - diz ele. Gargalhada.
Ela é a Vitorina, ele, sou eu, e quem arrasta a pata é um dos muitos cães que nos vieram cumprimentar hoje na volta matinal à serra, 14 primaveris Km pelo Reguengo a ouvir chilreios e a trocar algumas frases curtas e piadolas.
Ontem revolteáramos a pista de atletismo de Portalegre nuns 5000 m que julgávamos já nunca vir a ter motivação para correr. Ainda nos entusiasmámos com 1 primeiro Km com o mágico 3 no dígito do minuto mas depois limitámo-nos a praticar o que treináramos, o desvio para a pista 2 quando alguém mais novo e/ou mais rápido nos dobrasse. Afinal só aconteceu com os 2 primeiros ...
Que actividade física é a adequada para uma pessoa que já ultrapassou os 50 anos? Não faltam recomendações dos colégios científicos mas, no terreno, assistimos estupefactos a demonstrações de vitalidade em idade avançada que provam como tudo é relativo. Bem aqui à nossa beira temos exemplos como o dos amigos Vítor Cordeiro ou Emílio Paulino que desafiam todas as convicções profundas de quem se julga informado.
Pessoalmente vamos fazendo o ... que nos apetece e o que o corpo nos permite. No passado domingo participáramos numa Caminhada do Contrabando com centro em Porto da Espada, promovida pela Associação Portus Gladii, com Partida no mesmo local onde daremos a Partida para os 50 Km do 1/2 UTSM no próximo dia 20 de Maio. Tornaram-se populares e vulgares estas iniciativas e de facto são excelentes momentos de encontro de pessoas com o objectivo primordial de praticar alguma actividade física. Terminam com uma almoçarada e com muitas gargalhadas e este é sem dúvida o movimento que mais procuramos com as nossas corridas. Voltaremos e revoltearemos se apenas depender de nós.
12 voltas e meia a "quase" 1 m 30 s por volta (foto de Ismael Lopez)
Vamos correndo! (foto de Ismael Lopez)
Lobos ibéricos estes dois
Associação Portus Gladii       
Paisagens fabulosas na fronteira Portugal / Espanha na Rota do Contrabando

Comentários

Mensagens populares