Nous allons changer tout ça?

Hoje Portugal está eufórico com a vitória no Europeu de Futebol, está também muito satisfeito com as vitórias no Europeu de Atletismo e moi-même muito satisfeito por ver trabalho com resultados, independentemente do sector de actividade em que surjam. Tudo o que contribua para ver pessoas felizes e envolvidas merece o meu respeito e concordância. Este blogue, para além de um exercício quiçá pueril de reflexão sobre a prática de actividade física e do desporto em contexto familiar, procura fazê-lo de uma forma que valorize o que se consegue, os pequenos passos necessários para consegui-lo, e o quanto isso deve ser considerado suficiente para que cada um se sinta bem com os seus esforços e as suas pequenas conquistas.
Ora bem, assim sendo e não desvalorizando de forma alguma a vertente competitiva do desporto - o tempero da prática como costumamos dizer - não podemos deixar de realçar os que são, para nós, os principais valores de uma vitória: planificação, preparação, esforço, trabalho, sacrifício, inteligência, táctica, estratégia e dedicação total. Quando se colocam estes pilares na base daquilo que fazemos as vitórias tornam-se possíveis e as derrotas suportáveis. Preocupa-nos que a euforia em torno destas conquistas colectivas não enviese o mais importante e não tenha o efeito perverso de colocar a tónica nos resultados vitoriosos em vez de no processo conducente a um resultado, seja ele qual for. Assim sendo e de coração cheio de Verão e alegria colectiva aqui ficam alguns mapitas dalgumas das nossas últimas actividades e um pequeno filme das horas que nos ajudaram a gerir o stress pré final de Paris.
Que os portugueses aproveitem esta euforia para se mexerem mais é que seria uma verdadeira vitória. Por isso deixamos a questão na bela língua francesa: nous allons changer tout ça?


Comentários

Mensagens populares